Campanha Assessor de Imprensa é Jornalista reforça luta pelos direitos dos profissionais do segmento

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A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” foi lançada pela FENAJ e seus 31 Sindicatos filiados no 22º ENJAI, que ocorreu em Salvador e contou com a presença de 250 profissionais de todo o país. O objetivo da campanha é defender os direitos dos jornalistas que atuam em assessoria de imprensa, um segmento que representa 43,4% dos trabalhadores da comunicação no Brasil.

Segundo a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, o ENJAI foi um momento importante para reafirmar que a assessoria de imprensa é um espaço de produção de informação pública e que exige a qualificação e o reconhecimento dos jornalistas. “Queremos atualizar o Decreto-Lei nº 972, que regula a profissão de jornalista, para incluir a função de assessor(a) de imprensa, além de lutar pela aprovação da PEC 206/2012, que restitui a exigência de formação superior em Jornalismo, e pelo Conselho Federal de Jornalistas”, explica.

Ela destaca que os assessores de imprensa enfrentam muitos problemas no mercado de trabalho, como a falta de vínculo formal, os assédios e a exploração. “Precisamos nos organizar e nos fortalecer para garantir nossos direitos e nossa dignidade”, conclui.

Folder divulga os direitos

A campanha disponibiliza um folder informativo que esclarece os direitos dos profissionais que atuam em assessoria de imprensa. Um dos mais importantes é o direito à jornada especial de trabalho de 5 horas/dia, que é desrespeitado pelos empregadores que contratam com nomes como “analista de comunicação”.

De acordo com a presidenta da FENAJ, a partir do conhecimento dos direitos os jornalistas poderão reivindicar seu cumprimento por meio dos sindicatos.

Clique aqui e acesse o folder da campanha

Nas redes sociais, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás também preparou publicações específicas sobre o assunto da campanha.

Fonte: Fenaj

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