Sindicato repudia a ação de membros da GCM de Goiânia

1 View

Nota de repúdio

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás vem, publicamente, repudiar a ação de membros da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), que na manhã desta sexta-feira, 31 de março, intimidaram o jornalista Rosenwal Ferreira, ao serem questionados, em via pública, sobre o uso de várias viaturas para assegurar a ação de fiscais que autuavam um simples trabalhador que busca ganhar a vida vendendo pastel.

Notadamente, o trabalhador não oferecia perigo algum, mas durante a ação fiscalizatória se viu cercado por viaturas e policiais fortemente armados. Ao se deparar com a situação, o jornalista buscou informar-se e, sem objetivo de ofensa, questionou a força empregada. Por isso, foi intimidado com ameaças veladas, como a afirmação de que sabiam onde ele morava.

O uso excessivo da força por parte da GCM já foi criticado em outras ocasiões, como quando da atuação dos guardas municipais contra foliões do carnaval de rua de Goiânia e contra estudantes que comemoravam a aprovação no vestibular, em parque da cidade.

A GCM tem como importante missão a vigilância do patrimônio público municipal, como as escolas que rotineiramente são vítimas de furtos e roubos de equipamentos. A desproteção certamente tem trazido graves prejuízos à comunidade goianiense e aos cofres municipais.

A GCM tem sua existência assegurada para proteger o patrimônio e ajudar a defender a população. Não pode nem deve constranger qualquer cidadão que questione sua atuação.

Ressaltamos, por fim, a responsabilidade do prefeito de Goiânia, senhor Rogério Cruz, que deve atuar para recolocar a GCM em sua função original e fazê-la prestar um serviço à altura dos desafios da cidade.

A Diretoria

  1. Parabéns à diretoria do Sindicato dos Jornalistas, que tem feito a defesa permanente de toda a categoria, independente de ser ou não filiado.
    Mas, se você ainda não é filiado,filie-se , venha somar forças conosco? Assim, fazemos o nosso SINDICATO – o SINDJOR-GOIÁS – ainda mais representativo! Vem?

One comment