Inscrições para o Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos foram prorrogadas até o dia 30 de setembro

451 Views

O Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos é uma iniciativa que visa valorizar e reconhecer o trabalho de jornalistas e estudantes que contribuem para a difusão e a defesa dos direitos humanos na sociedade. O Prêmio foi criado em 2018 por uma parceria entre o Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos da UFG e o Sindicato dos Jornalistas de Goiás. 

O Prêmio tem como objetivos: 

a) Premiar jornalistas e estudantes universitários que, por meio de suas produções jornalísticas, colaboram com a promoção dos direitos humanos em diferentes categorias, 

b) Homenagear personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na luta pelos direitos humanos, 

c) Honrar a memória de Dom Tomás Baduino, Bispo Dominicano falecido em 2 de maio de 2014, incansável defensor dos direitos humanos, dos direitos dos pobres, dos indígenas, comunidades tradicionais, e da justiça social.  

Em sua quinta edição, o Prêmio Dom Tomás Balduino de Direitos Humanos abrange o estado de Goiás e aceita inscrições de trabalhos publicados no ano de 2022 em seis categorias: produção jornalística em texto, produção jornalística em áudio, produção jornalística em vídeo, produção jornalística na web, fotografia e arte.  

Em comemoração ao Centenário de Dom Tomás Balduino, foi criada a categoria especial “Tributo a Dom Tomás Balduino” nas seis categorias (Texto, áudio, vídeo, web, fotografia e arte) que premiará reportagens sobre dois temas muito presentes em sua trajetória: “Reforma Agrária” e “Povos Indígenas”. Nesta, poderão ser inscritos trabalhos publicados nos últimos cinco anos (incluindo 2023 até a data da abertura do período de inscrições), ou seja, de 2019 a 2023, em veículos de comunicação estaduais ou nacionais desde que os autores ou autoras residam no estado de Goiás. Será premiado um trabalho de cada tema. 

Cada categoria receberá inscrições separadas de jornalistas profissionais e estudantes universitários estaduais do 3˚ ano de Jornalismo e Rádio e TV (sem necessidade de editora e com certificação do professor da disciplina cursada). 

Mais informações no endereço: https://premiodhdomtomasbalduino.com.br/ 

Comentar