SindJor Goiás não vai integrar próxima diretoria da FENAJ

90 Views

Nos próximos dias 15 e 16, serão realizadas eleições para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Goiás (SindJor Goiás) e também para a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Pela primeira vez, em mais de 30 anos, o SindJor Goiás não vai integrar a próxima diretoria da FENAJ, porque não compõem a única chapa inscrita na disputa federal.

O Sindicato de Goiás, desde a democratização da FENAJ, ocorrida no final dos anos de 1970, participou ativamente do movimento sindical nacional dos jornalistas. Atualmente, dois dirigentes goianos integram a diretoria da FENAJ: Maria José Braga, como secretária de Relações Internacionais, e Luiz Spada, como 1º tesoureiro.

Maria José é também dirigente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), foi presidenta da FENAJ por dois mandatos (de 2016 a 2022) e antes foi vice-presidenta, secretária-geral, tesoureira e vice-presidenta da região Centro-Oeste, participando de nove gestões consecutivas. Luiz Spada ocupou diversos cargos em 13 gestões e, antes dele, Stela Landin e Vilmar Alves foram diretores da FENAJ.

Questões internas da FENAJ, especialmente a falta de debate democrático, e os procedimentos para a composição da chapa que disputa as eleições fizeram com que o SindJor Goiás optasse por se retirar. A Diretoria do SindJor Goiás avaliou que o maior prejuízo é para a FENAJ, que perde dois importantes quadros, que conhecem a história das lutas da categoria, têm formação política sólida e compromisso com o Jornalismo e os jornalistas.

Comentar