O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (SindJor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem a público manifestar solidariedade aos jornalistas Esthéfany Araújo e Maico Paranhos, da TV Serra Dourada, agredidos nesta quarta-feira, 14, quando faziam uma reportagem sobre um abrigo de animais.
SindJor e FENAJ também expressam veemente repúdio às agressões sofridas pelos profissionais do Jornalismo e pedem à Polícia Civil do Estado de Goiás investigação célere e responsabilização da agressora.
A agressão foi registrada pelo repórter cinematográfico e mostram uma mulher tentando impedir o trabalho da equipe. Segundo a repórter, a reportagem retrataria a situação de um abrigo de animais, que enfrenta dificuldades e foi denunciado por maus tratos. A agressora seria a responsável pelo abrigo. Ela tentou atropelar a repórter, que está grávida, e também tentou impedir o repórter cinematográfico de continuar filmando.
SindJor e FENAJ reafirmam que a liberdade de imprensa é um pilar da democracia e que agressões a jornalistas são atentados à liberdade de imprensa e ao direito à informação dos cidadãos e cidadãs.
Goiânia, 14 de agosto de 2024.
Sindicato dos Jornalistas de Goiás
Federação Nacional dos Jornalistas