Valores de referência - Válidos até 1º de maio de 2024

Fotojornalismo - saídas e diárias

Período Editorial Institucional
Saída 3 horas R$ 700,00 R$ 930,00
Saída 5 horas R$ 1.100,00 R$ 1.480,00
Saída 7 horas R$ 1.400,00 R$ 2.000,00
Diária viagem R$ 1.650,00 R$ 2.500,00

Tratamento de Imagem

Valor da hora trabalhada R$ 80,00

Venda de fotos para utilização em jornais

Período Miolo Capa
Editorial R$ 200,00 R$ 750,00
Institucional R$ 280,00 R$ 1.050,00

Venda de fotos para utilização em revistas

Período Miolo Capa
Editorial R$ 350,00 R$ 1.350,00
Institucional R$ 550,00 R$ 1.700,00

Venda de fotos para utilização em sites

Editorial R$ 200,00
Institucional R$ 350,00

Venda de fotos para utilização em livros

Até 1/2 página Miolo Página dupla Capa
Livro didático R$ 200,00 R$ 270,00 R$ 380,00 R$ 570,00
Livro comercial R$ 340,00 R$ 480,00 R$ 670,00 R$ 1.100,00

Venda de fotos para utilização em anúncios publicitários

Até 1/2 página Miolo Página dupla Capa
Jornal R$ 1.350,00 R$ 1.890,00 - -
Revista R$ 1.770,00 R$ 2.450,00 R$ 3.650,00 R$ 7.790,00

Anúncios - Observações importantes

Os valores de licenciamento para anúncios publicitários são válidos pelo período de 6 meses. Em caso de reutilização da imagem por um período maior, o custo de renovação da licença de uso é de 70% do preço original
por mais 12 meses.

Fotojornalismo - observações importantes

1 - Os valores das saídas fotográficas são referentes ao valor da compra do direito de utilização das imagens produzidas, não incluindo custos extras de produção, como material e despesas de produção, tratamento de imagem, transmissão de imagem, credenciamento, transporte, alimentação, seguro de viagem obrigatório, hospedagem e Imposto de Renda, entre outros, que correrão por conta do cliente contratante.

A saída fotográfica compreende a realização de trabalho único em local específico, sendo o período de produção contado a partir da saída da redação ou local de trabalho do fotógrafo independente.

2 - Para saídas fotográficas realizadas no horário noturno, entre 21h e 6h, adicionar 30% ao valor referencial, levando em conta a quantidade de
horas trabalhadas.

3 - Para trabalhos aos domingos e feriados, adicionar 100% ao valor referencial, levando em conta a quantidade de horas trabalhadas.

4 - A aplicação desses acréscimos é cumulativa sobre o bruto do recebimento, incluindo horas-extras e adicionais;

5 - Para a garantia de direitos, o autor deve identificar a sua obra;

6 - São ILEGAIS os créditos de "divulgação", "banco de dados" e outros que não identifiquem o autor da obra;

7 - Trabalhos editoriais publicados sem crédito junto a foto sofrerão multa de 50% sobre o seu valor, conforme a Lei nº 5.988 de 14/12/73;

8 - Trabalho requisitado e não realizado, por motivos alheios ao repórter fotográfico, deverá ser pago integralmente;

9 - Os valores são para pagamento à vista, considerando-se o dia do recebimento a data de solicitação do serviço, independente do dia da
realização do serviço, admitindo-se 05 (cinco) dias úteis para trâmites burocráticos;

10 - Os valores sugeridos da saída fotográfica editorial e institucional diferem de acordo com os critérios abaixo:

Editorial

O uso editorial de fotografias jornalísticas ocorre quando uma imagem é utilizada por veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites de
notícias e programas de televisão, com o propósito de informar o público sobre eventos e notícias da atualidade.

Características do trabalho editorial:

• Interesse público: as fotografias editoriais têm um alto valor informativo, contribuindo para a compreensão dos acontecimentos e questões que afetam a sociedade.

• Licença limitada: o uso editorial geralmente envolve uma licença limitada, restrita ao contexto da publicação de notícias. A imagem não deve ser usada para fins comerciais, promocionais ou institucionais.

• Honorários justos: fotojornalistas desempenham um papel fundamental na narrativa jornalística, muitas vezes arriscando suas vidas para capturar imagens impactantes. Portanto, é justo e apropriado que
sejam remunerados de forma adequada pelo uso de suas fotografias.

Uso institucional

O uso institucional de fotografias ocorre quando uma imagem é usada por organizações, empresas, governos ou instituições para fins que não estão
diretamente relacionados à informação jornalística, como marketing, promoção, publicidade, relações públicas, relatório anual e de sustentabilidade, entre outros.

Características do trabalho institucional:

• Propósito comercial: o uso institucional frequentemente tem um objetivo comercial, visando promover uma marca, produto, serviço ou a imagem de uma organização ou pessoas. Isso confere à imagem um valor adicional, já que sua utilização está vinculada a metas comerciais.

• Ampliação da audiência: o uso institucional muitas vezes envolve a divulgação das imagens em um contexto mais amplo, atingindo públicos maiores do que uma única publicação de notícias.

• Negociação de Direitos Autorais: Quando uma imagem é utilizada de forma institucional, é apropriado que o fotojornalista negocie os direitos autorais de acordo com o escopo e a escala de uso, levando em
consideração o valor comercial implícito.

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