Período |
Editorial |
Institucional |
Saída 3 horas |
R$ 700,00 |
R$ 930,00 |
Saída 5 horas |
R$ 1.100,00 |
R$ 1.480,00 |
Saída 7 horas |
R$ 1.400,00 |
R$ 2.000,00 |
Diária viagem |
R$ 1.650,00 |
R$ 2.500,00 |
Valor da hora trabalhada |
R$ 80,00 |
Período |
Miolo |
Capa |
Editorial |
R$ 200,00 |
R$ 750,00 |
Institucional |
R$ 280,00 |
R$ 1.050,00 |
Período |
Miolo |
Capa |
Editorial |
R$ 350,00 |
R$ 1.350,00 |
Institucional |
R$ 550,00 |
R$ 1.700,00 |
Editorial |
R$ 200,00 |
Institucional |
R$ 350,00 |
|
Até 1/2 página |
Miolo |
Página dupla |
Capa |
Livro didático |
R$ 200,00 |
R$ 270,00 |
R$ 380,00 |
R$ 570,00 |
Livro comercial |
R$ 340,00 |
R$ 480,00 |
R$ 670,00 |
R$ 1.100,00 |
|
Até 1/2 página |
Miolo |
Página dupla |
Capa |
Jornal |
R$ 1.350,00 |
R$ 1.890,00 |
- |
- |
Revista |
R$ 1.770,00 |
R$ 2.450,00 |
R$ 3.650,00 |
R$ 7.790,00 |
Os valores de licenciamento para anúncios publicitários são válidos pelo período de 6 meses. Em caso de reutilização da imagem por um período maior, o custo de renovação da licença de uso é de 70% do preço original
por mais 12 meses.
1 - Os valores das saídas fotográficas são referentes ao valor da compra do direito de utilização das imagens produzidas, não incluindo custos extras de produção, como material e despesas de produção, tratamento de imagem, transmissão de imagem, credenciamento, transporte, alimentação, seguro de viagem obrigatório, hospedagem e Imposto de Renda, entre outros, que correrão por conta do cliente contratante.
A saída fotográfica compreende a realização de trabalho único em local específico, sendo o período de produção contado a partir da saída da redação ou local de trabalho do fotógrafo independente.
2 - Para saídas fotográficas realizadas no horário noturno, entre 21h e 6h, adicionar 30% ao valor referencial, levando em conta a quantidade de
horas trabalhadas.
3 - Para trabalhos aos domingos e feriados, adicionar 100% ao valor referencial, levando em conta a quantidade de horas trabalhadas.
4 - A aplicação desses acréscimos é cumulativa sobre o bruto do recebimento, incluindo horas-extras e adicionais;
5 - Para a garantia de direitos, o autor deve identificar a sua obra;
6 - São ILEGAIS os créditos de "divulgação", "banco de dados" e outros que não identifiquem o autor da obra;
7 - Trabalhos editoriais publicados sem crédito junto a foto sofrerão multa de 50% sobre o seu valor, conforme a Lei nº 5.988 de 14/12/73;
8 - Trabalho requisitado e não realizado, por motivos alheios ao repórter fotográfico, deverá ser pago integralmente;
9 - Os valores são para pagamento à vista, considerando-se o dia do recebimento a data de solicitação do serviço, independente do dia da
realização do serviço, admitindo-se 05 (cinco) dias úteis para trâmites burocráticos;
10 - Os valores sugeridos da saída fotográfica editorial e institucional diferem de acordo com os critérios abaixo:
Editorial
O uso editorial de fotografias jornalísticas ocorre quando uma imagem é utilizada por veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites de
notícias e programas de televisão, com o propósito de informar o público sobre eventos e notícias da atualidade.
Características do trabalho editorial:
• Interesse público: as fotografias editoriais têm um alto valor informativo, contribuindo para a compreensão dos acontecimentos e questões que afetam a sociedade.
• Licença limitada: o uso editorial geralmente envolve uma licença limitada, restrita ao contexto da publicação de notícias. A imagem não deve ser usada para fins comerciais, promocionais ou institucionais.
• Honorários justos: fotojornalistas desempenham um papel fundamental na narrativa jornalística, muitas vezes arriscando suas vidas para capturar imagens impactantes. Portanto, é justo e apropriado que
sejam remunerados de forma adequada pelo uso de suas fotografias.
Uso institucional
O uso institucional de fotografias ocorre quando uma imagem é usada por organizações, empresas, governos ou instituições para fins que não estão
diretamente relacionados à informação jornalística, como marketing, promoção, publicidade, relações públicas, relatório anual e de sustentabilidade, entre outros.
Características do trabalho institucional:
• Propósito comercial: o uso institucional frequentemente tem um objetivo comercial, visando promover uma marca, produto, serviço ou a imagem de uma organização ou pessoas. Isso confere à imagem um valor adicional, já que sua utilização está vinculada a metas comerciais.
• Ampliação da audiência: o uso institucional muitas vezes envolve a divulgação das imagens em um contexto mais amplo, atingindo públicos maiores do que uma única publicação de notícias.
• Negociação de Direitos Autorais: Quando uma imagem é utilizada de forma institucional, é apropriado que o fotojornalista negocie os direitos autorais de acordo com o escopo e a escala de uso, levando em
consideração o valor comercial implícito.