Jornalistas goianos esperam conquistar reajuste acima do INPC

1 View

Categoria respondeu à pesquisa online indicando suas expectativas para a negociação salarial desde ano

Uma pesquisa inédita feita pelo Sindicato dos Jornalistas de Goiás junto à categoria apontou as principais reivindicações dos jornalistas goianos para a negociação salarial deste ano.

A grande maioria dos respondentes defende uma forte mobilização até maio, mês da data-base, para que os salários sejam reajustados com índice acima do INPC. Isso quer dizer que a categoria espera conquistar a reposição da inflação do período e também uma reposição das perdas salariais ocorridas nos últimos anos.

A recomposição dos salários é a principal reivindicação, mas não a única. Os jornalistas goianos também disseram ser uma necessidade urgente a oferta por parte dos empregadores de plano de saúde e seguro. Na convenção coletiva e nos acordos coletivos em vigor, existe a obrigatoriedade dos empregadores contratarem seguro acidente/vida para seus trabalhadores da notícia, mas o plano de saúde ainda não é uma obrigação; algumas empresas oferecem e outras não.

Os jornalistas que participaram da pesquisa, realizada online, disseram estar prontos para a mobilização da campanha salarial, mas 89% preferem que as assembleias de discussão e deliberação das propostas de convenção/acordos sejam realizadas virtualmente. Do mesmo modo, a ampla maioria (93%) acha que as ações de mobilização devem ser por meio das redes sociais.

A pesquisa do Sindicato dos Jornalistas foi respondida por 102 jornalistas. Os respondentes declaram-se majoritariamente brancos (60%) e com curso superior (100%). A maioria (58,8%) ganha acima do piso salarial e até R$ 5 mil. Somente 3,9% ganha acima de R$ 10 mil. Os baixos salários refletem na satisfação: 59,8% estão pouco satisfeitos com seu salário e 10,8% estão insatisfeitos. Outros 26.5% declaram-se satisfeitos e 2,94% muito satisfeitos.

Dos respondentes, 63,7% trabalha com carteira assinada, 21,6% é freelancer ou pessoa jurídica e 14,7% é funcionário público.

O Sindicato de Jornalistas já está trabalhando nas propostas de convenção/acordo coletivo para discutir com a categoria e encaminhar aos patrões. A assembleia para a discussão e aprovação das propostas deve ser convocada ainda para este mês de março.

Comentar