Perguntas e respostas às principais dúvidas com relação à filiação:

Resposta: A função primordial do sindicato dos jornalistas é a defesa dos interesses e direitos da categoria. É por meio do sindicato que a categoria se fortalece e pode lutar pela valorização profissional, reconhecimento e, principalmente pela manutenção dos direitos conquistados e ganhos salariais reais. Quanto maior o número de filiados, mais fortalecido se torna o sindicato. A força coletiva é maior do que a individual e, consequentemente, tem maior representatividade, mais voz e mais força.
Resposta: Apenas 1% (um por cento) do salário. Caso a pessoa receba o Piso Salarial, será de 1% do Piso vigente. Para MEI o valor também será como referência o valor do Piso Salarial.
Resposta: Todos(as) os(as) jornalistas que possuam diploma de formação em Jornalismo ou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, além de registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego. Além disto os jornalistas de imagem (fotógrafos, repórteres cinematográficos) e chargistas e diagramadores que precisam comprovar o exercício da atividade.
Resposta: Cópia do registro profissional na SRTE, cópia do diploma (frente e verso); cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) da página que contém a foto e a qualificação civil; duas (2) fotos 3X4 recentes, de fundo branco; e pagamento da anuidade sindical. Para outras situações, em que a contribuição é descontada na folha de pagamento, o Sindicato faz avaliação caso a caso.
Resposta: O(a) profissional filiado(a) tem desconto de 75% (setenta e cinco por cento) ao solicitar a Carteira Nacional de Jornalista, desde que esteja em dia com o Sindjor Goiás e já tenha pago no mínimo 6 (seis) mensalidades para caso de desconto em folha de pagamento ou a anuidade no cartão de crédito. A Carteira Nacional tem validade de 3 (três) anos e serve como documento de identidade em todo o Brasil e também oferece descontos em vários estabelecimentos e serviços mediante a sua apresentação. Caso opte pela Carteira Internacional de Jornalista, o(a) filiado(a) tem direito a emiti-la, pois por exigência da FIJ, somente sindicalizados podem emitir esta carteira. O filiado também goza de benefícios exclusivos através dos parceiros nas áreas de saúde, educação, cultura, comércio e serviços.