Início Dúvidas

Dúvidas

Perguntas e respostas às principais dúvidas com relação à filiação:

 

1 – Porque filiar-se ao sindicato?

Resposta: A função primordial do sindicato dos jornalistas é a defesa dos interesses e direitos da categoria. É por meio do sindicato que a categoria se fortalece e pode lutar pela valorização profissional, reconhecimento e, principalmente pela manutenção dos direitos conquistados e ganhos salariais reais. Quanto maior o número de filiados, mais fortalecido se torna o sindicato. A força coletiva é maior do que a individual e, consequentemente, tem maior representatividade, mais voz e mais força.

2 – Quanto custa por mês para filiar-se?

Resposta: Apenas 1% (um por cento) do piso vigente. Atualmente  R$ 23,00 (vinte e três reais), com referência ao valor do piso de 2018.

3 – Quem pode filiar-se ao SindJor Goiás?

Resposta: Todos(as) os(as) jornalistas que possuam diploma de formação em Jornalismo ou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, além de registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.  Além disto os jornalistas de imagem (fotógrafos, repórteres cinematográficos) e chargistas e diagramadores que precisam comprovar o exercício da atividade.

4 – Quais as documentações são necessárias para filiação?

Resposta: Cópia do registro profissional na SRTE, cópia do diploma (frente e verso); cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) da página que contém a foto e a qualificação civil; duas (2) fotos 3X4 recentes, de fundo branco; pagamento da 1ª mensalidade no valor de 1% (um por cento) do piso vigente. Para outras situações o Sindicato faz avaliação caso a caso.

5 – Quais benefícios goza o(a) profissional filiado(a)?

Resposta: O(a) profissional filiado(a) tem desconto de 75% (setenta e cinco por cento) ao solicitar a carteira nacional de jornalista, desde que esteja em dia com o Sindjor Goiás e já tenha pago no mínimo 6 (seis) mensalidades. A carteira nacional tem validade de 3 (três) anos e serve como documento de identidade em todo o Brasil e também oferece descontos em vários estabelecimentos e serviços mediante a sua apresentação. Caso opte pela carteira internacional de jornalista, o(a) filiado(a) terá desconto de 50% (cinquenta por cento). Além de desconto na emissão das carteiras, o(a) filiado(a) também goza do serviço de orientação jurídica gratuita no sindicato e pode usufruir de convênios exclusivos para filiados nas áreas de saúde, educação, cultura, comércio e serviços.